Para quem Sheele perdeu metade da ''fama'' pela descoberta do oxigênio?(Isabella Araujo 17)

Como Alhazen escapou da fúria do califa Al-Hakim, ao perceber que a tarefa que recebeu era impossível? (Gabriela nº13)

Quem foi Humphry Davy para Thomas? (Ana Carolina n°1)

Em que universidade Thomas foi completar seus estudos?( Flavia n12 8g)

(Flavia n12 8g)Thomas vinha de uma linhagem de:

Em que ano Thomas apresentou o "método de copiar objetos em vidro pela ação da luz solar em nitrato de prata"?( Flavia n12 8g)

Como Thomas inventou a fotografia? (Ana Caroina n1 8G)

Além de químico, que outra profissão Sala tinha? (Sofia No.39 8G)

Que elemento Sala utilizou para fazer sua invenção? (Sofia No.39 8G)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Johann Henrich Schulze/EvelynN9


Johann Henrich Schulze nasceu em Colbitz,12 de maio de 1687 - Halle an der Saale,10 de Outubro de1744.Ele foi um professor de polimata e alemão.


Schulze estudou medicina,química,filosofia e teologia,tornando-se professor de anatomia,dentre os outros assuntos na Universidade de Halle e na Universidade de Altdorf.


Sua contribuição mais notória para as ciências foi descoberta que certos sais de prata,notavelmente como cloreto e nitrato de prata,escurecem na presença de luz.em um experimento conduzido em 1724 ele determinou que uma mistura de prato e carvão reflectia menos luz do que a prata não-oxidada.Embora não tenha fornecido meios de preservar a imagem,uma vez que o sal de prata continuava a escurecer na presença da luz,sua descoberta permitiu estabelecer os fundamentos de trabalhos posteriores na fixação de imagens.A primeira fotografia permanente baseada neste principio foi feita em 1826 por Joseph Nicephore Niepce em Paris.Outros pesquisadores desse campo incluem Thomas Wedgwood e Humphry Davy.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Carl Wihelm Scheele




Carl Wihelm Scheele foi um químico farmacêutico de origem sueca. Nasceu em Pomerânia. Descobriu muitas substâncias químicas.Carl trabalhou como farmacêutico em Estocolmo. Seus estudos levaram-no á descoberta do oxigênio e nitrogênio, publicou em seu livro ''Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer'', que significa: '' Tratado Químico sobre Ar e Fogo''. Pouco mais tarde, perdeu metade da fama para Joseph Priestley, que descobriu independentemente o oxigênio. Scheele também descobriu outros elementos químicos como o bário, cloro, manganês, tungstênio, ácido nítrico, glicerol, e além disso, descobriu um processo semelhante a pasteurização. Como muitos químicos de sua época, Carl frequentemente trabalhou sob condições dificéis e perigosas, que explica sua morte prematura. Que curiosamente, foi devida a queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico, substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos estados americanos do Norte.


(Isabella Araújo 8G 17)

Julia No. 20: Carl Wilhelm Scheele




Nascido em 9 de dezembro de 1742 em Stralsund, na Polônia(que na época pertencia à Suécia, porém hoje em dia, pertence à Alemanha).

Scheele, em 1777, comprovou o energrecimento dos sais devida à ação da luz. Descobriu o
processo onde os átomos de prata possuem a propriedade de possibilitar a formação de
compostos e cristais que reagem de forma delicada e controlável à energia das ondas de luz.

Foi principal descobridor de novos compostos e elementos químicos no século XVIII. A sua formação realizou-se por iminentemente prática, durante a preparação para a carreira de farmacêutico em Gotemburgo, (1756-1764), em Malmoe (1765) e Estocolmo (1768-1770), quando mudou-se para Uppsala, aos 28 anos. Publicou seu primeiro trabalho científico, relativo ao isolamento do ácido tartárico (1770) e foi pioneiro na afirmação que o ar tinha um elemento componente que favorecia a combustão (o oxigênio,1772), antevendo em dois anos a descoberta de Joseph Priestle, porém não publicou sua descoberta. Descobriu independentemente o amoníaco e o cloreto de hidrogênio. É-lhe também creditada a descoberta do cloro (1774), do hidrogênio, do manganês e alguns compostos, do molibdênio, do tungstênio e do hidróxido de bário. Eleito para a Academia Real de Ciências de Estocolmo (1775), mudou-se para Köping, onde adquiriu uma farmácia e continuou suas pesquisas químicas. Descobriu a glicerina e foi o pioneiro na preparação artificial de muitos compostos tais como o ácido tartárico, o arsênio, o sulfeto de hidrogênio, e de um composto orgânico, o ácido oxálico, e os ácidos sulfídrico, cianídrico e fluorídrico, todos tóxicos. Demonstrou que o ácido lático era um componente do soro de leite e determinou as propriedades e composição do cianeto de hidrogênio e dos ácidos cítrico, gálico, málico e oxálico. Publicou seu único livro, Abhandlung von der Luft und dem Feuer (1777), em que desenvolveu a teoria segundo a qual a atmosfera é composta de dois gases: um propagador da combustão, o oxigênio, e um segundo, abafador, o nitrogênio. Também é citado como o inventor de uma caneta-tinteiro (1780), invenção também creditada a L. E. Waterman, E.U.A (1884). Tem seu nome ligado a Scheelita (CaWO4): mineral de colorido variável tetragonal, tungstato de cálcio, minério de tungstênio. Morreu em Köping e sobre seu trabalho foi publicado Collected Papers of Carl Wilhelm Scheele (1931).


Como muitos químicos da sua época, Scheele frequentemente trabalhou sob condições difíceis e perigosas, que explica sua morte prematura. Que, curiosamente, foi devida a queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos estados Americanos do Norte.


Bibliografia:
Fotos- http://www.nndb.com/people/492/000095207/carl-wilhlem-scheele-1-sized.jpg
http://www.scs.uiuc.edu/~mainzv/exhibit/small/02_12.gif
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-fotografia/imagens/foto-79.jpg

Biografia- http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Wilhelm_Scheele
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/KarlWilS.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-fotografia/historia-da-fotografia-22.php

terça-feira, 23 de março de 2010

Abu Ali Hasan Ibn Al-Haitham

Representação da anatomia de um olho, baseada nos esquemas de Al-Haitham




Retrato de Alhazen
















Abu Ali Hasan Ibn Al-Haitham, ou, como é conhecido no ocidente, Alhazen, foi um dos físicos mais graduados, considerado o pai do sistema ótico moderno e que deu enormes contribuições a este sistema e métodos científicos.


Nascido em 965 d. C., em Basrah (atual Iraque), Alhazen foi instruído em sua cidade natal e em Bagdá. Viajou ao Egito e a Espanha, aonde conduziu pesquisas sobre matemática, física, medicina, sistema ótico e no desenvolvimento de métodos científicos.


Passou parte de sua vida no Egito, naquela época, governado pelo poderoso, e também muito temperamental, califa Al-Hakim.

O soberano o contratou para um projeto grandioso, desviar o curso do rio Nilo para controlar as cheias. Percebendo que se tratava de uma tarefa impossível, e temeroso da fúria do califa, Alhazen passou a fingir-se de louco, e assim viveu por cerca de vinte anos, sem ter que dar satisfações de seus atos.

Sem pressões exteriores ecom o susento garantido, o cientista árabe foi capaz de avançar em seus estudos de física e matemática.

Quando o califa morreu, em 1021, Alhazen finalmente terminou a farsa e provou publicamente que estava em seu perfeito juízo.

Al-Haitham conduziu experiências na propagação da luz e cores, ilusão de ótica e de reflexões; estudou a refração de raios claros com a medida transparente (utilizando ar e água) e descobriu as leis da refração. As experiências que realizou na dispersão da luz em suas cores constituentes foram pioneiras dessa área. Detalhou sua experiência com segmentos esféricos, no caso, garrafas de vidro cheias d`água. Chegou extremamente próximo da descoberta da teoria de ampliação da lente, dessenvolvida na Itália, após três séculos. Durante anos, estudou a teoria de vários fenômenos físicos, como o arco-íris, sombras, eclipses, natureza física da luz.

Este homem foi o primeiro a descrever com exatidão as várias partes do olho, e explicava, cientificamente, o processo da visão; contradizendo a teoria de Ptolomeu e Euclides: a visão do olho emite para fora raios visuais ao objeto da visão. Segundo Al-Haitham, os raios originam do objeto da visão, não do olho.

Fez, também, tentativas de explicar a visão binocular, e deu a correta explanação da aparente ampliação do tamanho do Sol e da Lua, quando estes encontram-se próximos ao horizonte.

Alhazen também é muito conhecido por ser o primeiro a utilizar uma câmara obscura.

Foi com estas extensivas pesquisas no sistema ótico, que ele foi considerado o pai do sistema ótico moderno.

Estudou também a refração atmosférica, descobrindo que o crepúsculo somente cessa ou começa quando o Sol está a 19º abaixo do horizonte e tentou medir a altura da atmosfera nessa base. Deduziu a altura da atmosfera homogênea em 55 milhas.

A contribuição de Al-Haitham à matemática e à física é extensiva.

Na matemática, desenvolveu a geometria analítica pelo estabelecimento do enlace entre a álgebra e a geometria.


Na física, estudou os mecanismos do movimento de um corpo e foi o primeiro a propor que um corpo se move continuamente a menos que uma força externa pare-o ou mude o sentido de seu movimento. Discutiu também as teorias da atração entre massas, parece que estava ciente do valor da aceleração devido à gravidade.

Sua principal contribuição foi ter rompido com a tradição grega clássica de fazer a ciência com base em deduções filosóficas, Alhazen preferia usar a experimentação prática.

Al-Haitham escreveu mais de 200 livros, muito poucos deles existem até os nossos dias, seu tratado monumental no sistema ótico sobreviveu com sua tradução para o latim. Durante a Idade Média seus livros sobre cosmologia foram trduzidos para o latim, hebraico e outras línguas europeias.

A influência de Al-Haitham na ciência física em geral, e osistem ótico em especial, fundaram uma nova era de pesquisa ótica, teórica e experimental.

Seu livro Kitab-al-Manazir foi traduzido para o latim na Idade Média, como também seu livro que trata das cores do pôr-do-sol. Em outro de seus livros, Mizan al-Hikmah, Al-Haitham discutiu a densidade da atmosfera e desnvolveu uma relação entre ela e a altura.


Roger Bacon (século XIII), Pólo Witelo (Vitellio) e todos os escritores ocidentais medievais do sistema ótico baseiam seu trabalho primeiramente na enciclopédia de Al-Haitham "Opticae".

Abu Ali Hasan Ibn Al-Haitham faleceu em 1039 d.C.


Fontes:
Por: Gabriela, nº13










Ângelo Sala



Ângelo Sala Sofia No. 39 8G

Ângelo Sala (1576-1637) foi um Italiano químico e médico, do qual seus experimentos com a prata foram importantes passos para o processo de invenção da fotografia. Em 1614, demonstrou que o nitrato de prata era escurecido pelo Sol, assim como o papel que estava próximo, e publicou suas descobertas, ele afirmou que quando o nitrato de prata em pó é exposto ao sol, ele se transforma e fica tão negro como tinta. Todavia, não foi somente por Sala que se deu a fotografia, mas também com o trabalho de muitos outros. Nascido em Vicenza, na Itália, Sala nunca se formou em uma universidade, mas aprendeu química em Veneza. Não sabemos onde adquiriu seus conhecimentos de medicina, mas Sala atuou como químico por muitos anos de sua vida e serviu vários monarcas alemães depois de deixar a Itália entre 1602 e 1612. Seu trabalho foi um passo a mais à frente de uma melhor compreensão das reações químicas e que as substâncias são compostas de combinações químicas de outras substâncias. Uma das descobertas de Sala foi que a fermentação era um reagrupamento de partículas primárias que resultavam na formação de outras substâncias. No dia 2 de outubro de 1637, Sala morreu.



Ângelo Sala (1576-1637)


Fonte: 7c1histfoto. wetpaint.com/page/Angelo+Sala e http://www.historiccamera.com/history1 /photo_history1614.html

Thomas Wedgwood
Ana Carolina n°1 8G


Thomas Wedgwood
Thomas Wedgwood, (1771-1805), inventor e amador de inglês cientista, filho do famoso oleiro Josiah Wedgwood. É provável que ele foi educado em casa, antes de atender a Universidade de Edimburgo (1786-88), onde a doença crónica impediu-o de completar seus estudos. A conecção entre a luz e calor interessava-lhe com relação a procura de uma técnica de imagens em forma de china ou vidro. Para este fim ele precisou a ajuda de seu amigo Humphry Davy (1778-1829), em 1802, Sir Humphrey Davy publicou no Journal of the Royal Instiution uma descrição do êxito de Thomas Wedgwood, na impressão de silhuetas de folhas e vegetais (como a imagem abaixo)sobre couro. Thomas, filho mais moço de Josiah Wedgwood, o famoso cientista amador e ceramista inglês, estando familiarizado com o processo de Schulze, obteve essas imagens mediante a ação da luz sobre o couro branco impregnado de nitrato de prata. Mas Wedgwood não conseguiu "fixar" as imagens, isto é, eliminar o nitrato de prata que não havia sido transformado em prata metálica, pois apesar de bem lavadas e envernizadas, elas se escureciam totalmente quando expostas a luz. Tom Wedgwood aprendera com o pai Josiah, a utilizar a câmara escura para auxiliar seus desenhos de grandes casas de campo que decorava as cerâmicas da Etruria, mas o conhecimento da sensibilidade do nitrato de prata veio através do seu tutor Alexander Chisholm. No entanto, Thomas não chegou a obter imagens impressas com auxílio da câmera obscura 1(ler o final da página para ver o que é) devido à sua prematura morte aos 34 anos.

Humphry Davy




Como um jovem adulto, Wedgwood tornou-se interessado no melhor método de educar as crianças e passou tempo estundando as crianças. Nas suas observações, ele concluiu que a maioria das informações que cérebros jovens absorvem veio através dos olhos e assim eram relacionadas à luz e imagens. Suas tentativas para criar imagens permanentes criadas pela utilização de luz poderiam ter sido uma tentativa de ajudar à melhorar o ensino, embora eles levaram-o a inventar fotografia.
Wedgwood é dado crédito por uma contribuição importante para a tecnologia, por ser o primeiro homem a pensar e desenvolver um método de copiar imagens visíveis quimicamente para mídia.
Em suas muitas experiências com calor e luz - e, possivelmente, com conselhos sobre o nitrato de prata do seu tutor Alexander Chisholm e de membros da Sociedade Lunar- Wedgwood primeiramente usou potes de cerâmica revestidas com nitrato de prata, como também papel tratado e couro branco como mídia de impressão e teve mais sucesso com o couro branco. Embora originalmente, ele tentou criar imagens com um "camera obscura", suas tentativas foram mal sucedidas. Suas principais realizações foram a impressão do perfil de um objeto por meio de contato direto com o papel tratado, criando assim a forma de uma imagem em papel, e, através de um método semelhante, copiando pinturas-de-vidro transparente através de direto contacto e exposição à luz solar.
Alexander Chisholm , tutor de Thomas



1A câmera obscura consiste em uma caixa ou um quarto com um buraco em um lado. Luz de uma cena externa passa através do buraco e perfura uma superfície interior onde ele é reproduzido, de ponta cabeça, mas com cor e perspectiva preservadas. A imagem pode ser projetada em papel e, em seguida, pode ser traçada para produzir uma representação altamente precisosa.
Usando espelhos, como na versão gerais do século XVIII, é possível projetar uma imagem de direita. Outro tipo de mais portátil é uma caixa com um espelho inclinado projectando para o papel onde se traça o objeto colocado no topo de vidro, a imagem sendo ereta como vista a partir do verso.


Câmera Obscura


Bibliografia:
Photo Color - http://www.photocolor.com.br/sub/sub13-sb05.htm
Answers - http://www.answers.com/topic/thomas-wedgwood-1771-1805
Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Wedgwood_(1771%E2%80%931805)
Ana Carolina n°01 8G

segunda-feira, 22 de março de 2010

A imagem mostra Thomas Wedgwood jovem.
Grupo de estudos- Equipe 1 Flavia n12 8G


Thomas Wedgwood
Thomas Wedgwood (14 mai 1771-10 julho 1805), filho de Josiah Wedgwood, o oleiro, era um experimentador precoce com Humphry Davy na fotografia.Wedgwood nasceu em uma longa linha de Cerâmica fabricantes, cresceu e foi educado na Etrúria foi instilado e de sua juventude pela arte com um amor. Ele também passou grande parte de sua curta vida com Associando pintores, escultores e poetas, a quem ele era Capaz de ser um patrono depois que ele herdou do pai da riqueza em 1795.Sua mãe,Josiah Wedgwood misturava produtos químicos utilizados para criar esmaltes e cores para sua cerâmica. Tom Wedgwood explorar diferentes maneiras de usar produtos químicos para fixar uma imagem fotográfica. Ele não foi bem-sucedida na criação de uma imagem permanente, mas as suas investigações contribuíram para o desenvolvimento da fotografia no século XIX.Wedgwood nunca se casou e teve filhos. Seu biógrafo observa que "nem as suas cartas existentes, nem tradição familiar nos dizer de sua inquietação com qualquer mulher fora do círculo das suas relações" e que ele era "fortemente atraído" para musical e sensível, os homens jovens.
Ele morreu no município de Dorset.
O pioneiro da fotografia Wedgwood é creditado com uma contribuição importante para uma tecnologia, por ser o primeiro homem de pensar e Desenvolver um método para copiar imagens visíveis quimicamente permanente para mídia. Em seus muitos experimentos com luz e calor - e, possivelmente com aconselhamento em nitrato de prata de seu tutor Alexander Chisholm e de membros da Sociedade Lunar - Wedgwood primeiro usados vasos de cerâmica revestida com nitrato de prata, assim como papel e couro branco Tratada como mídia de impressão, e teve o maior sucesso com o couro branco. Apesar de ele inicialmente tentou Criar uma com imagens "Câmara Obscura", suas tentativas foram infrutíferas. Suas principais conquistas foram a impressão Através de um objeto de perfil do contacto direto com os tratados papel, criando assim uma imagem da forma em papel, e, por um método semelhante, cópia transparente pinturas-em-vidro Através do contacto direto da exposição e uma luz solar.
Ele experimentou com imagens solares na década de 1790 - 30 anos, antes de Fox Talbot.
Em 1802 Thomas Wedgwood apresentou uma técnica que intitulou como "método de copiar objetos em vidro pela ação da luz solar em nitrato de prata". Esse método foi uma inovação.O que Wedgwood fez pode ser descrito como fotograma, que Consiste em colocar uma Substância que escurece com a luz da base à ação de nitrato de prata, sobre um pedaço de vidro ou papel. Durante algum tempo de exposição ao sol uma silhueta Colocada sobre o material preparado, fica impressa.Wedgwood tentou usar uma câmara escura para imprimir imagens na superfície sensibilizada pelo composto de prata, mas uma Substância não era suficientemente sensível para captar luz à uma imagem do interior da câmara escura. Outro problema que havia na descoberta que era de Wedgwood como Impressas imagens não permaneciam fixadas ficando uma placa totalmente escura depois de um certo tempo. Apesar das limitações que essa técnica oferecia, ela foi fundamental para o desenvolvimento da fotografia.Seguindo o método de Wedgwood, Willian Henry Fox Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas tentando Obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas e rendas. Mergulhava Talbot nitrato em um papel e cloreto de prata e depois de seco colocava os objetos sobre o papel. Diferente de Wedgwood, Talbot conseguiu fazer uma imagem ficar permanente no Papel dando um banho com uma solução de amoníaco ou sal. Talbot chamou sua técnica de "Desenhos FOTOGENICOS".
Bibliografias: www.Wikipédia.org/wiki/thomas_Wegwood--
www.arts.jrank.org/pages/11637/Thomas-Wedgwood--
http://www.search.revolutionaryplayers.org.uk/

Flávia n12 8G