Representação da anatomia de um olho, baseada nos esquemas de Al-Haitham
Retrato de Alhazen
Na física, estudou os mecanismos do movimento de um corpo e foi o primeiro a propor que um corpo se move continuamente a menos que uma força externa pare-o ou mude o sentido de seu movimento. Discutiu também as teorias da atração entre massas, parece que estava ciente do valor da aceleração devido à gravidade.
Abu Ali Hasan Ibn Al-Haitham, ou, como é conhecido no ocidente, Alhazen, foi um dos físicos mais graduados, considerado o pai do sistema ótico moderno e que deu enormes contribuições a este sistema e métodos científicos.
Nascido em 965 d. C., em Basrah (atual Iraque), Alhazen foi instruído em sua cidade natal e em Bagdá. Viajou ao Egito e a Espanha, aonde conduziu pesquisas sobre matemática, física, medicina, sistema ótico e no desenvolvimento de métodos científicos.
Passou parte de sua vida no Egito, naquela época, governado pelo poderoso, e também muito temperamental, califa Al-Hakim.
O soberano o contratou para um projeto grandioso, desviar o curso do rio Nilo para controlar as cheias. Percebendo que se tratava de uma tarefa impossível, e temeroso da fúria do califa, Alhazen passou a fingir-se de louco, e assim viveu por cerca de vinte anos, sem ter que dar satisfações de seus atos.
Sem pressões exteriores ecom o susento garantido, o cientista árabe foi capaz de avançar em seus estudos de física e matemática.
Quando o califa morreu, em 1021, Alhazen finalmente terminou a farsa e provou publicamente que estava em seu perfeito juízo.
Al-Haitham conduziu experiências na propagação da luz e cores, ilusão de ótica e de reflexões; estudou a refração de raios claros com a medida transparente (utilizando ar e água) e descobriu as leis da refração. As experiências que realizou na dispersão da luz em suas cores constituentes foram pioneiras dessa área. Detalhou sua experiência com segmentos esféricos, no caso, garrafas de vidro cheias d`água. Chegou extremamente próximo da descoberta da teoria de ampliação da lente, dessenvolvida na Itália, após três séculos. Durante anos, estudou a teoria de vários fenômenos físicos, como o arco-íris, sombras, eclipses, natureza física da luz.
Este homem foi o primeiro a descrever com exatidão as várias partes do olho, e explicava, cientificamente, o processo da visão; contradizendo a teoria de Ptolomeu e Euclides: a visão do olho emite para fora raios visuais ao objeto da visão. Segundo Al-Haitham, os raios originam do objeto da visão, não do olho.
Fez, também, tentativas de explicar a visão binocular, e deu a correta explanação da aparente ampliação do tamanho do Sol e da Lua, quando estes encontram-se próximos ao horizonte.
Alhazen também é muito conhecido por ser o primeiro a utilizar uma câmara obscura.
Foi com estas extensivas pesquisas no sistema ótico, que ele foi considerado o pai do sistema ótico moderno.
Estudou também a refração atmosférica, descobrindo que o crepúsculo somente cessa ou começa quando o Sol está a 19º abaixo do horizonte e tentou medir a altura da atmosfera nessa base. Deduziu a altura da atmosfera homogênea em 55 milhas.
A contribuição de Al-Haitham à matemática e à física é extensiva.
Na matemática, desenvolveu a geometria analítica pelo estabelecimento do enlace entre a álgebra e a geometria.
Na física, estudou os mecanismos do movimento de um corpo e foi o primeiro a propor que um corpo se move continuamente a menos que uma força externa pare-o ou mude o sentido de seu movimento. Discutiu também as teorias da atração entre massas, parece que estava ciente do valor da aceleração devido à gravidade.
Sua principal contribuição foi ter rompido com a tradição grega clássica de fazer a ciência com base em deduções filosóficas, Alhazen preferia usar a experimentação prática.
Al-Haitham escreveu mais de 200 livros, muito poucos deles existem até os nossos dias, seu tratado monumental no sistema ótico sobreviveu com sua tradução para o latim. Durante a Idade Média seus livros sobre cosmologia foram trduzidos para o latim, hebraico e outras línguas europeias.
A influência de Al-Haitham na ciência física em geral, e osistem ótico em especial, fundaram uma nova era de pesquisa ótica, teórica e experimental.
Seu livro Kitab-al-Manazir foi traduzido para o latim na Idade Média, como também seu livro que trata das cores do pôr-do-sol. Em outro de seus livros, Mizan al-Hikmah, Al-Haitham discutiu a densidade da atmosfera e desnvolveu uma relação entre ela e a altura.
Roger Bacon (século XIII), Pólo Witelo (Vitellio) e todos os escritores ocidentais medievais do sistema ótico baseiam seu trabalho primeiramente na enciclopédia de Al-Haitham "Opticae".
Abu Ali Hasan Ibn Al-Haitham faleceu em 1039 d.C.
Fontes:
Por: Gabriela, nº13
Nenhum comentário:
Postar um comentário